Interno de Projeto da Defensoria Pública cumpre sentença e ganha emprego na instituição

Após sete anos preso, nesta segunda-feira (04) de dezembro, Vinicius Torneri, de 28 anos, teve a chance de entrar para o mercado de trabalho e retomar uma vida com oportunidades. Já em liberdade, Vinicius está sendo contratado como auxiliar de serviços gerais, pela Defensoria Pública do Espírito Santo.

Através do Projeto Além das Grades, a Defensoria contrata presos, em regime semi-aberto, para diversos serviços, numa parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O Projeto objetiva demonstrar que a Defensoria Pública tem um papel muito além do processo e da atuação na unidade prisional, principalmente dentro da execução penal.

Segundo a coordenadora de Execução Penal, Roberta Ferraz, o Projeto dá oportunidade aos internos de garantirem experiência de trabalho antes de voltarem ao mercado. “Nós buscamos com a nossa atuação tentar trazer a pessoa que está cumprindo pena, aos poucos, pra sociedade”, explica a Defensora.

dsc_1828-dpes

Grafite no Núcleo de atendimento da Defensoria em Cachoeiro de Itapemirim. Foto: Raquel de Pinho

No mês de agosto Vinicius grafitou a parede do novo Núcleo da Defensoria Pública de Cachoeiro de Itapemirim. O último serviço realizado por ele, ainda em cumprimento de pena, foi a pintura da parede da sala da Defensoria no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, na Enseada do Suá, em Vitória. Ele utilizou tinta spray para grafitar a logo da DPES de forma estilizada.

img_1625“Pediram para que eu fizesse o símbolo da Defensoria. Achei legal porque abrirá o mercado de trabalho pra mim. Através de um trabalho que realizo, outras pessoas podem se interessar e me contratar posteriormente. Estou muito feliz e agradecido de estar trabalhando aqui. Estou conhecendo pessoas dispostas a ajudar e isso é muito necessário pra minha mudança e reintegração à sociedade”, declara Vinicius.

Ele foi contratado para serviços gerais por um mês antes de conquistar o alvará, de acordo com o comportamento e, hoje, com a conquista, permanecerá na Defensoria, agora com emprego fixo.

Desde o dia 29 de novembro Vinicius está livre, agora, como funcionário da Defensoria Pública do Espírito Santo, tem o apoio e incentivo de todos que acompanharam sua trajetória em que pôde rever os conceitos e valorizar as boas oportunidades.

Por Raquel de Pinho