Mais de 2.500 pessoas atendidas durante a Semana do Registro Civil

Maria*, o esposo e seus dois filhos vieram de Jacaraipe, na Serra, para a Semana do Registro Civil, realizada na sede administrativa da Defensoria Pública Estadual. A dona de casa queria fazer uma correção na certidão de nascimento de uma das crianças, e aproveitou para receber orientação jurídica sobre uma dívida antiga no cartão de crédito. “Fiquei surpresa em saber que tinha tanto serviço disponível e foi bom, porque consegui tirar muitas dúvidas com a Defensoria Pública”.

Maria* foi uma das mais de 2.500 pessoas que estiveram na ação realizada, durante cinco dias, pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio do Tribunal de Justiça, em parceria com a Defensoria Pública, para orientação jurídica; o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado, para emissão da certidão de nascimento; a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, para encaminhamento profissional responsável; e a Polícia Civil, responsável pela emissão das carteiras de identidade.

Antônio* teve acesso a três serviços no dia em que esteve na ação. “Procurei a ação para resolver tudo de uma vez porque precisava tirar a 2° via da certidão e da identidade, também uma orientação da Defensoria”. Para ele, ações como essa são importantes para o cidadão, até mesmo para entender melhor como as instituições funcionam. “Tive acesso a informações importantes, de que posso resolver bastante coisa pela Defensoria Pública”.

*personagens prefeririam não revelar seus nomes