Mais de 52 mil pessoas já passaram pelo atendimento da Defensoria desde janeiro

Desde janeiro deste ano, 52.451 pessoas já buscaram o atendimento da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, por meio de aplicativo de mensagens ou assistente virtual no site, para resolver alguma demanda de natureza jurídica. Das questões de família às medidas protetivas para mulheres vítimas de violência, desde o início da pandemia da Covid-19, a Defensoria vem adaptando seu formato de atendimento para prestar um serviço eficaz e no menor tempo possível ao cidadão.

Somente em 2020, foram mais de 300 mil atendimentos e ações desenvolvidas de forma remota. A continuidade da prestação do serviço somente foi possível com a ampliação da Defensoria 4.0, atendimento remoto implantado em 2019 e a criação o assistente virtual no site. Este último foi implantado em outubro com foco nas demandas de família dos municípios da Grande Vitória (Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória).

Com a flexibilização das medidas de restrição, a Defensoria Pública também passou também a agendar atendimentos presenciais para casos de maior complexidade. Com isso, o cidadão faz o contato com o WhatsApp dos Núcleos de Atendimento (confira lista abaixo) e, após analisado o caso e identificada a necessidade do atendimento presencial, este será agendado.

O defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, explica que a Instituição realiza uma revisão contínua de seus procedimentos de atendimento, com base nas orientações das autoridades de saúde. “Nosso objetivo é prestar um atendimento eficaz e seguro à população do Espírito Santo, por isso, atualmente, estamos concentrado esforços na modalidade remota, mas sempre avaliando a possibilidade de flexibilizar ainda mais seguindo, obviamente, as medidas estabelecidas pelas autoridades sanitárias”.

Atendimento inicial de família

Se o caso é referente a uma nova ação e a demanda é para a área de família, clique no banner “Atendimento Inicial de Família” na capa do site e siga os passos até a conclusão do atendimento. Nosso horário de atendimento é de 8 às 16 horas, de segunda à sexta.

Atenção!

Este serviço é exclusivo para os municípios da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Guarapari) e não é possível acompanhar uma demanda em andamento.

Outros atendimentos

Para atendimento envolvendo todas as áreas de direito, exceto para novas ações de família de moradores da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Guarapari), envie uma mensagem de WhatsApp para o número do seu município (confira a lista completa), de segunda à sexta, das 8 às 17 horas, com as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Nome social (se for o caso);
  • Nome da mãe e do pai;
  • Números do RG e CPF;
  • Endereço e o município de residência;
  • Motivo do contato.

Atendimentos presenciais

Os atendimentos presenciais serão realizados para os casos que não podem ser resolvidos por meio do assistente virtual no site e pelo aplicativo de mensagens. Os cidadãos que solicitarem agendamento devem fazê-lo por meio do WhatsApp na unidade de atendimento do seu município (conforme relação indicada acima). A solicitação será analisada pelo defensor público que dará prosseguimento ao agendamento.