Membros eleitos do Conselho Superior tomam posse nesta sexta (07)

Os membros eleitos, para o biênio 2022-2024, do Conselho Superior tomaram posse nesta sexta-feira (07). Os defensores públicos Rodrigo Borgo Feitosa, Ricardo Partelli Rosa, Alex Pretti, Gustavo Costa Lopes, Manoela Fanni Resende e Samantha Negris de Souza compõe a nova formação do órgão consultivo da Defensoria Pública do Estado.

Durante a solenidade de posse, os novos conselheiros abordaram a importância do processo eleitoral democrático na escolha dos membros, a necessidade de promover melhorias continuas na estruturação da Defensoria Pública, na valorização dos membros e servidores.

De acordo com o defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, o Conselho é um órgão de administração e não pode perder esse foco, pois qualquer medida que o órgão ou a administração adotar, terá um impacto institucional.

“O papel do Conselho é muito importante e está mais maduro, com ideias plurais, que consegue contornar as dificuldades de uma forma correta e coesa, de modo que a Defensoria alcance os objetivos”, afirma o defensor geral.

Conheça os novos conselheiros

Rodrigo Borgo Feitosa, defensor público há 15 Anos, é formado em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo e pós-Graduado em Direito Público pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus. Foi membro do Conselho Superior nos biênios 210-2012, 2012-2014, 2016-2018 e 2020-2022. Ocupou o cargo de Coordenador Cível entre os anos de 2012-2015 e Coordenador da Infância e Juventude de 2012 a 2014. O conselheiro atuou na Segunda Defensoria da Infância e Juventude de Linhares, na Segunda Defensoria Fazendária de Vitória e é titular da Segunda Defensoria Cível de São Mateus

 

Ricardo William Partelli Rosa, defensor público há doze anos, é formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo e Pós-Graduado em Processo Civil pela Faculdade de Direito de Vitória. O conselheiro foi Membro do Conselho Superior nos Biênios 2014-2016 e 2020-2022, e é titular da Primeira Defensoria Cível e Fazendária de Nova Venécia, com Cumulação na Segunda Defensoria Criminal de São Gabriel da Palha.

 

 

Alex Pretti, defensor público há nove anos, é formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo e Pós-Graduado em Direito Privado. Foi diretor Administrativo do Núcleo de Colatina, Assessor da Presidência do Conselho Superior, Assessor Jurídico e Coordenador de Administração e Recursos Humanos. Foi membro do Conselho Superior no Biênio 2020-2022 e atuou no Núcleo Especializado da Infância e Juventude e no Grupo de Trabalho de Assistência às Vítimas do Rompimento da Barragem de Mariana. O Conselheiro é Titular da Segunda Defensoria da Infância e Juventude de Serra.

 

Gustavo Costa Lopes, defensor público há 16 anos, é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Na Defensoria Pública, atuou na Defensoria Criminal de Vila Velha, no Núcleo de Execução Penal, da Defensoria Fazendária e de Família de vitória e em várias Defensorias Recursais Criminais. O conselheiro foi Chefe de Gabinete entre 2012 e 2018, corregedor de 2012 a 2015 e membro do conselho entre 2012 E 2015. Atualmente, é titular da Oitava Defensoria Recursal Criminal e também atua no Núcleo Recursal e em acumulação na Defensoria de Alfredo Chaves.

 

 

Manoela Fanni Dias Resende, defensora pública há nove anos, é formada em Direito e Pós-Graduada em Direito Civil e Processual, pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. A Conselheira atuou como diretora Administrativa do Núcleo de Atendimento de Linhares, na Defensoria da Infância de Colatina, na Defensoria de Família e Fazenda de Cachoeiro de Itapemirim e na Defensoria de Família de Linhares. Atualmente, é titular da Defensoria da Infância e Juventude de Linhares.

 

 

Samantha Negris de Souza, defensora pública há quatro anos, é formada em Direito pela Universidade Federal de Viçosa, Pós-Graduada em Direito Público e Privado, pela Escola de Magistratura do Rio de Janeiro e mestra em Direitos e Garantias Fundamentais, pela Faculdade de Direito de Vitória. A Conselheira é integrante do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia, do Grupo de Atuação Integrada à Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres em Situação de Violência em Decorrência aos Requerimentos de Medida Protetiva Online e do Conselho Administrativo da Escola Superior da Defensoria Pública.