O Conselho Superior elegeu por unanimidade, nesta sexta-feira (17), o novo corregedor-geral da Defensoria Pública Estadual. Gilmar Alves Batista, atual subdefensor público-geral, assume o órgão no dia 08 de janeiro de 2024. Entre suas propostas estão a melhoria da coleta e transparência dos dados estatísticos da Instituição, bem como a unificação do sistema de gestão da atuação dos defensores e defensoras públicas.
“Aceito este novo desafio à frente da Corregedoria, seguro de que posso realizar um trabalho consistente no órgão. Vou dar continuidade às boas práticas e ajustar alguns pontos, em especial, àqueles relativos as estatísticas da atuação institucional. Meu objetivo é simplificar o processo de coleta e aprofundar o detalhamento dos dados, para que os números sejam fieis ao trabalho que é feito em todo Estado”, afirma o defensor público.
Gilmar Batista foi defensor público-geral entre os anos de 2011 a 2015 e 2019 a 2022. E atua como subdefensor geral desde fevereiro de 2023. Foi representante do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais no Mercosul, entre os anos de 2013 e 2015, e membro do Conselho Superior da Defensoria Pública. É professor, palestrante e escritor. O novo corregedor é defensor público desde 2006, e titular da Segunda Defensoria Criminal Recursal.
Mestrando em Administração pela Fucape/ES, Batista é especialista em Direito Público pela Universidade Federal de Juiz de Fora/ MG. Também Cursou Criminologia Forense pela Universidad de Ciencias Empresales e Sociales, na Argentina e foi procurador municipal e consultor jurídico de diversos municípios mineiros.