O novo corregedor-geral da Defensoria Pública do Espírito Santo, Gilmar Alves Batista, assumiu o cargo na manhã desta segunda-feira (08), durante sessão do Conselho Superior. Na ocasião, o defensor público falou sobre seus objetivos à frente do órgão. “Vou dar continuidade ao trabalho que foi desenvolvido nos últimos anos, com foco na melhoria do atendimento e uma possível redução no tempo de espera do cidadão”.
Batista acrescenta que o objetivo da Corregedoria não é somente punir, mas orientar os públicos internos para as melhores práticas de atendimento às demandas do cidadão. “A Defensoria precisa trabalhar com eficiência, aplicando o princípio da melhoria contínua dos processos e procedimentos, para que isso reflita em um atendimento mais célere ao cidadão e mais transparências nos dados institucionais”.
O novo corregedor é defensor público desde 2006, e titular da Segunda Defensoria Criminal Recursal. Foi defensor público-geral entre os anos de 2011 a 2015 e 2019 a 2022, e atuou como subdefensor geral de 2023 a 2024. Batista também foi representante do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais no Mercosul, entre os anos de 2013 e 2015, e membro do Conselho Superior da Defensoria Pública.
O corregedor é mestrando em Administração pela Fucape/ES, e especialista em Direito Público pela Universidade Federal de Juiz de Fora/ MG. Também Cursou Criminologia Forense pela Universidad de Ciencias Empresales e Sociales, na Argentina e foi procurador municipal e consultor jurídico de diversos municípios mineiros. É professor, palestrante e escritor.