Novo corregedor será anunciado nos próximos dias

O processo eleitoral para o cargo de corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado foi finalizado na última sexta-feira (1º) e a lista única segue para escolha do defensor público-geral, Gilmar Alves Batista, nos próximos dias.  A votação aconteceu durante a sessão ordinária do Conselho Superior e contava com dois candidatos: Vinícius Chaves de Araújo e Lindinalva Cordeiro da Fonseca, no entanto a última declinou sua candidatura, restando apenas um nome para deliberação do defensor geral.

Vinícius Chaves de Araújo, atual subdefensor público-geral, é formado em direito pela Universidade Federal do Espírito Santo e defensor público há doze anos. Já havia ocupado o cargo de subdefensor geral entre os anos de 2012 e 2015. Também atuou como coordenador Cível em 2012 e do Núcleo de Atendimento da Serra em 2010. Foi defensor público em Aracruz, Linhares, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

“Minha proposta à frente da Corregedoria é dar um tratamento especial à base dados da Instituição de modo que possamos ter informações mais precisas acerca da atuação da Defensoria Pública como um todo, bem como trabalhar na padronização dos processos e procedimentos. Quero destacar que a atuação do corregedor é bastante pedagógica e que pretendo dar continuidade ao bom trabalho da atual corregedora-geral”, afirmou Araújo.

O defensor público-geral do Estado ressaltou as contribuições do novo corregedor para os avanços da Defensoria Pública nos anos em que esteve na gestão da Instituição. “Acredito que Dr. Vinicius, com sua experiência de gestão da Defensoria Pública, fará um bom trabalho à frente da Corregedoria”.

Batista agradeceu a participação da defensora pública Lindinalva no processo eleitoral. A defensora explicou na ocasião o motivo de sua decisão: “Entendo que estou preparada para o cargo, mas acho que Dr. Vinícius tem a experiência da gestão e é o melhor nome para ocupar a posição no atual momento da Instituição”.

A atual corregedora-geral, Lívia Souza Bittencourt homenageou Lindinalva, ressaltando a importância da candidatura de mulheres defensoras e destacou os desafios que o corregedor eleito terá em seu mandato. “São muitos dos desafios do corregedor-geral, não só com o dia a dia do defensor, mas também nas interlocuções com as demais Instituições que, por vezes, atuam de forma contrária ao trabalho do defensor público”.