Novo sistema de atendimento da Defensoria tem início com boas expectativas

Após um mês de sua implementação, o novo sistema de atendimentos da Defensoria Pública do Espírito Santo, Solar, tem gerado boas expectativas para os Defensores, funcionários e estagiários.

De acordo com a Defensora Pública Cláudia Pessanha Franco, diretora administrativa do Núcleo de Atendimento Cível de Vitória, a Defensoria há um tempo já vem buscando instrumentos para uniformizar o atendimento em todos os núcleos e no estado inteiro. “O sistema Solar é um desses meios. Além de dar muita segurança para a o assistido, responde à busca da Defensoria”.

“Num primeiro momento ele já demonstrava trazer muita resposta pra gente. Hoje em dia, com o início da implementação, a gente vê que ele traz ainda mais recurso. Ele supera em muito as expectativas iniciais que foram trazidas pra gente com a apresentação do que foi buscado na Defensoria de Tocantins e trazido para a Defensoria do Espírito Santo”, explica a Defensora.

O sistema Solar foi apresentado ao Núcleo Civil de Vitória, no dia 20 de setembro e no mesmo dia já entrou em funcionamento, sob auxílio dos profissionais de tecnologia da informação da Defensoria Pública do Estado de Tocantins (DPE-TO), para oferecer treinamento para Defensores, funcionários e estagiários do núcleo da Enseada.

O novo sistema exige que o assistido seja cadastrado e que seus documentos sejam escaneados, “ocasiona um tempo maior do assistido na triagem, num primeiro momento, para que todas as outras vezes dele, sejam muito mais eficientes e que ele precise comparecer menos vezes ao atendimento”, explica a Defensora Cláudia.

Ela relata que os assistidos têm demonstrado uma boa aceitação do novo sistema, tendo em vista que é para melhoria dos atendimentos. “É um sistema que dá muito respaldo para o assistido e para o Defensor. É surpreendente”.

O Defensor Público e Coordenador Civil, Giuliano Monjardim Valls Piccin, lembra que o Solar será implantado nos demais núcleos da Defensoria do Espírito Santo, assim que forem finalizados os treinamentos no Núcleo da Enseada e o sistema estiver funcionando perfeitamente, sem nenhuma ocorrência negativa, servindo de exemplo para os demais.

Por Raquel de Pinho