Núcleo de Defesa do Consumidor expede recomendações a instituições financeiras

O Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Espírito Santo (NUDECON) expediu recomendações a diversas instituições financeiras, com o objetivo de convencê-las da necessidade de adequação de seus serviços aos direitos do consumidor.

O intuito é propor as melhorias e adequações sem a necessidade da propositura de ações judiciais.

A primeira recomendação sugeriu que os bancos elaborem seus contratos de adesão em Braille, para atender o direito à informação dos deficientes visuais, em conformidade com recente julgado do Superior Tribunal de Justiça.

“Temos priorizado no Núcleo a atuação através de métodos alternativos para solução de litígios, visando a composição das partes de forma extrajudicial”, explica o Defensor Público Luiz Cesar Coelho Costa.

Em outro caso, recomendou-se a inclusão nos contratos de cartões de crédito de cláusula que possibilite ao consumidor o pagamento da fatura parcelada em documento separado, para evitar a cobrança abusiva de juros no caso de atraso e prevenir o superendividamento.

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