Opções de renegociação para sair do superendividamento

Dar um fim nas dívidas é a vontade de muitos brasileiros, mas os caminhos que levam à paz financeira não são fáceis de trilhar, por vezes dificultados pelos credores. No entanto, a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), os Procon e o Governo Federal, têm reunidos esforços para ajudar os consumidores a reduzir, e até mesmo zerar, as dívidas. Este último, criou um programa nacional de redução do endividamento das famílias. 

No caso da Defensoria Pública, o Núcleo de Defesa do Consumidor atua para proteger o cidadão dos juros abusivos e cobranças indevidas. “Utilizamos ferramentas extrajudiciais para tentar solucionar os casos, como notificação aos credores. Quando necessário, ingressamos com ação na justiça para garantir que os consumidores não sejam prejudicados”, explica o defensor público Vitor Ramalho. 

Para facilitar a vida do consumidor em débito com a EDP Escelsa e a Cesan, a Defensoria firmou uma parceria com as empresas para dar uma solução rápida e extrajudicial ao cidadão. Vitor Ramalho afirma que há uma demanda frequente de dificuldade de pagamento das tarifas de água e energia, o que leva à interrupção do serviço, causando prejuízo às famílias.  

“Agora que temos um canal direito com as empresas, conseguimos soluções mais rápidas. Ou seja, o que poderia demorar meses, resolvemos em questão de horas”, destaca o defensor. 

A outra forma de sair do superendividamento é por meio do programa do governo federal Desenrola Brasil. A última etapa, faixa 2, começou nesta semana e prevê leilões envolvendo credores, como bancos e empresas, para as dívidas cuja renda não ultrapasse dois salários-mínimos e seja de no máximo R$ 20 mil. 

Serviço 

Defensoria Pública do Espírito Santo 

Veja aqui os telefones e endereços das unidades de atendimento 

Procon Estadual 

Veja aqui como fazer o atendimento eletrônico. 

Desenrola (programa do Governo Federal)  

Mais informações no gov.br.