A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou no último dia 02 o Estudo sobre a Imagem do Poder Judiciário Brasileiro e a Defensoria Pública foi a instituição com a melhor avaliação entre os entrevistados. O estudo foi feito com cidadãos de várias regiões do País, advogados e membros do sistema de justiça.
Segundo a pesquisa, 78% dos cidadãos aprovam a atuação da Instituição e 59% confiam no trabalho desenvolvido. A Instituição também é reconhecida por sua atuação assertiva entre os advogados, 86% avaliam a Defensoria como “ótima + boa” ou “regular”.
O defensor geral do Estado, Gilmar Alves Batista, afirma que o resultado da pesquisa aponta o impacto da Defensoria Pública na vida do cidadão. “A Instituição é fundamental ao equilíbrio do sistema de justiça e o trabalho que fazemos tem um impacto significativo na vida das pessoas. Isso porque, além do acesso à justiça, a Defensoria Pública atua na melhoria das políticas públicas e na defesa coletiva dos direitos de todos os cidadãos”.
Judiciário
Na análise entre Poderes, o Estudo mostra que o Judiciário é o único em que mais da metade dos entrevistados (52%) disse confiar. A pesquisa também aponta que 59% das pessoas consideram que vale a pena recorrer à Justiça para solucionar alguma situação de conflito.
Pesquisa
A pesquisa é da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e a coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2018 a outubro de 2019 ouvindo mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos, em todas as regiões do País.