Retrospectiva 2019 a 2022: Defensoria 4.0

O projeto Defensoria 4.0, o atendimento a distância da Defensoria Pública, é um projeto previsto no Planejamento Estratégico 2019-2023. O serviço funciona por meio do WhatsApp e de um assistente virtual no site da Instituição. Desde sua criação, já ultrapassou 800 mil atendimentos em todo Estado.

Em março de 2020, a Defensoria 4.0 foi ampliada para todo Estado em decorrência da pandemia da Covid-19. Com isso, a Defensoria Pública conseguiu manter a prestação de orientação jurídica ao cidadão de forma remota.

O atendimento por meio do chat é feito pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), criada em outubro de 2020. O chat já está disponível em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Viana, Aracruz, São Mateus, Colatina, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim e Mimoso do Sul.

Atualmente, a CAC está direcionada para o atendimento das demandas de família, mas sua estrutura permite que seja ampliada para outras áreas do direito.