O que é a Defensoria 4.0
O Projeto Defensoria 4.0 é o atendimento a distância por meio de um Centro de Atendimento e da implantação do atendimento via aplicativo de mensagens. Criado em 2019, no Planejamento Estratégico 2019-2023, o projeto foi implantado no mesmo ano no município de Cariacica.
Como funciona o serviço
As demandas por atendimento chegam através da Central de Atendimento a Distância ou por meio de aplicativo de mensagens (WhatsApp) e passam pela triagem para a checagem da documentação enviada. Na sequência, os documentos, a descrição do caso e os dados do assistido são registrados no Sistema Solar e encaminhados para análise do defensor público. O cidadão é informado deste processo e que será necessário um tempo de espera para que o defensor retorne com uma resposta sobre o caso.
Além do atendimento via aplicativos de mensagens, o projeto conta ainda com um chat disponível no site www.defensoria.es.def.br. Atualmente disponível para os atendimentos de família da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Guarapari).