O Senado Federal promoveu na manhã desta segunda-feira (17) uma Sessão Especial em homenagem ao Dia da Defensoria Pública. Solicitada pelo senador Fabiano Contarato (Rede/ES), a homenagem foi transmitida pela TV Senado e contou com a participação do defensor público-geral do Espírito Santo, Gilmar Alves Batista.
Na ocasião, defensor público-geral do Espírito Santo ressaltou a importância da Instituição para a garantia de direitos e a significância da homenagem feita pelo Senado. “O desafio para cumprir a missão da Defensoria Pública de concretizar os direitos da população vulnerável são enormes, especialmente no cenário da pandemia, mas não supera a nossa vontade de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária”.
Para o proponente da sessão, Fabiano Contarato, não há democracia sem Defensoria Pública. O senador afirmou seu compromisso “inabalável e perene” com a instituição. Para ele, a Defensoria é um importante pilar para o exercício da cidadania para muitos brasileiros. “Agradeço a todos os defensores e defensoras por tudo o que têm feito pelos brasileiros e brasileiras que tanto precisam de vocês”, afirmou.
Também participou da Sessão Especial a presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais, Maria José Silva e Souza Napolis; o presidente do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas, Willian Fernandes; as presidentes da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Federais, Luciana Grando Bregolin Dytz e Rivana Barreto Ricarte; o presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Belmonte da Silva; A chefe da Defensoria Pública da União em Vitória, Aline Felippe Pacheco; o assessor-chefe da Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública da União, Francisco Pereira Neves de Macedo; a assistida pela Defensoria Pública e Médica no Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde, Ilza Natália Becher; e o assistido pela Defensoria Pública e Motorista Autônomo, Helder Capistrano Santos.